A casa própria é o sonho de muitos brasileiros. Conseguir um lugar para chamar de seu e se livrar do aluguel é realmente uma sensação incrível, não é mesmo? Mas, melhor do que isso, é saber que o seu imóvel está protegido por um seguro residencial e dormir tranquilo com seu patrimônio protegido.
Segundo pesquisa do Infomoney, realizada em 2022, 85% dos brasileiros ainda não têm seguro residencial para sua casa própria, mesmo em cidades como São Paulo. O que muita gente ainda não sabe é que esse produto é fácil de ser contratado e utilizado e pode poupar muita dor de cabeça!
Quer entender o que é um seguro residencial, quais são as possíveis coberturas deste serviço e como contratar?
É só continuar lendo este artigo!
O seguro residencial é uma proteção ao imóvel, seja ele para temporada ou permanente. O melhor: ele também pode ser estendido a imóveis alugados. Nesse caso, se o inquilino contratar, o seguro protege os bens dentro do imóvel, mas não a estrutura. Para que a estrutura também esteja coberta, é necessário que o proprietário do imóvel também contrate o seguro.
O valor do seguro vai variar de acordo com uma série de fatores: é possível escolher desde as coberturas mais básicas até as mais amplas. O preço é estipulado de acordo com o valor de reconstrução do imóvel e não o valor de mercado. Para esse cálculo, é geralmente utilizado um indicador chamado CUB (Custo Unitário Básico), que estima os valores de acordo com o que é praticado no mercado de construção civil.
Confira algumas possíveis coberturas:
Além disso, é possível também contratar serviços extras para serviços residenciais, como chaveiros, vidraceiros, encanadores e eletricistas.
Atenção: confira serviços que não estão inclusos no seguro residencial:
O seguro residencial pode ser feito para diferentes tipos de moradia, como já dito anteriormente. Para cada moradia, a cobertura pode ser um pouco diferente, já que as necessidades da residência também se alteram. Confira:
O seguro para apartamentos indeniza danos que ocorram dentro dele, como incêndios, curto-circuito e outros. Esse tipo de seguro também pode indenizar incidentes ocorridos em áreas comuns do prédio ou vizinhos, caso o problema atinja outras residências.
O seguro para casas difere se o imóvel é próprio ou alugado. O seguro para casas também varia já que os imóveis podem estar em diferentes contextos. Nesse caso, vale sempre a regra: ler a apólice com bastante atenção antes de finalizar qualquer negócio!
Afinal, por que contratar um seguro residencial? O produto é imprescindível para quem não quer ser pego de surpresas, já que o custo de alguns reparos simples pode sair até mais caro do que o preço do seguro.
O seguro residencial é um serviço de proteção patrimonial e financeira. Ele oferece um excelente custo x benefício, oferecendo coberturas extras que, se cobradas à parte, seriam bem mais caras. Além disso, o seguro também permite que o segurado monte a apólice residencial da maneira que mais lhe agradar, incluindo coberturas de acordo com a necessidade e sem ter que pagar por serviços que não utilizará.
Por fim, o seguro residencial também traz tranquilidade ao segurado e ao proprietário, sabendo que terá suporte financeiro caso algum imprevisto aconteça. Danos na parte elétrica, quebras de vidros, furtos e roubos e até acidentes causados por fogo são comuns e podem acontecer com qualquer um.
Além de ter que arcar com esses danos, quem não conta com um seguro residencial também têm que buscar os melhores profissionais para os serviços, agendar o serviço e gerenciar todo o processo antes de retornar ao seu dia a dia. Já o segurado pode deixar todas essas responsabilidades na mão da seguradora. O conforto de contar com um seguro que resolva todas essas intercorrências e cubra financeiramente com os danos vale a pena para a tranquilidade do dia.
Antes de contratar um seguro residencial, é essencial ler com atenção a apólice do seguro e entender cuidadosamente quais são as coberturas e exclusões previstas no contrato. Assim, você garante que não está levando gato por lebre e se tranquiliza frente aos direitos e deveres do segurado.
Caso algum acidente descrito na cobertura aconteça, é hora de acionar o seguro! Para entrar em contato é simples: é só entrar em contato com a seguradora e descrever o problema.
A Alba Seguradora tem mais de 150 anos de experiência no mercado. Antiga Companhia de Seguros Aliança da Bahia, a Alba oferece 10 linhas de negócios de seguros, pessoas e gerais, além de capitalização, pela participação da BrasilCap.
Pregamos pela ética, integridade, respeito, empatia, excelência, comprometimento, criatividade, inovação, transparência e confiança e temos como missão oferecer para o consumidor a melhor experiência em seguros através de soluções inovadoras.
Saiba mais e entre em contato com um de nossos especialistas clicando aqui.