O planejamento financeiro é uma ferramenta essencial para quem quer viver bem. Com ele, você administra melhor seus recursos, controla o orçamento familiar, elimina gastos desnecessários e ainda se prepara para situações emergenciais.
O que pouca gente sabe é que é possível utilizar o Seguro de Vida como ferramenta para uma vida financeira mais saudável e para um planejamento eficiente e assertivo. Segundo pesquisa da Sudep (Superintendência de Seguros Privados), apenas 17% da população brasileira possui um seguro de vida.
Quer entender como a adoção do seguro de vida pode facilitar seu planejamento financeiro e torná-lo mais eficiente?
Então continue lendo este artigo!
O Seguro de Vida é um ato de cuidado com você mesmo e com seus familiares. Em uma situação emergencial, o que você menos quer é que seus filhos, cônjuge ou outros parentes fiquem desamparados, não é mesmo?
Mas, na prática, como funciona um seguro de vida? Esse tipo de seguro é um contrato onde a seguradora se compromete a indenizar os beneficiários indicados em caso de morte e outros acidentes.
Além da cobertura para falecimento, o seguro de vida também pode cobrir invalidez temporária ou permanente em caso de acidentes, assistência funeral, pagamento de diárias hospitalares e internações e outros.
A indenização, em caso de ocorrência do cumprimento do contrato, acontece independente do inventário ou de herança, sendo uma ferramenta segura para assegurar a proteção de sua família e de seus bens e recursos financeiros. Afinal, em emergências, se não estivermos preparados, podemos incorrer em prejuízos altos.
Geralmente, o seguro de vida leva em consideração para o capital segurado (ou seja, o que será indenizado em risco coberto) a renda do segurado em um período de 24 a 60 meses. Esse valor é calculado de forma a garantir a condição de sobrevivência da família, para que os beneficiários não sejam impactados pela ausência súbita da renda.
A duração do seguro de vida pode variar, mas em geral é de 12 meses, com posteriores renovações. Atualmente, é possível até mesmo contratar um seguro de forma vitalícia! Para ter certeza de todas as ocorrências em que o seguro cobre, leia atentamente a apólice do seguro antes de contratar! Caso tenha dificuldades para interpretar esse documento, conte com a gente!
Segundo pesquisa realizada pelo SPC (Serviço de Proteção de Crédito) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), 58% dos brasileiros não realizam planejamento financeiro para organizar suas finanças pessoais. Esse dado é preocupante, já que o planejamento é um dos responsáveis pela estabilidade financeira. Confira alguns benefícios de realizar organizar as finanças pessoais:
O planejamento financeiro é um conjunto de medidas que funciona como uma proteção para a sua vida financeira e permite que os indivíduos administrem suas finanças pessoais com mais estratégia e independência.
Todo mundo tem sonhos, e algumas vezes eles parecem inalcançáveis. O planejamento financeiro oferece uma visão holística das suas finanças e do que é necessário para alcançar suas metas e objetivos, tornando muito mais fácil a realização de seus sonhos a curto, médio e longo prazo!
Se convenceu que precisa de um planejamento financeiro mas ainda não sabe como começar? Confira o passo a passo:
A grande dificuldade do planejamento financeiro é o equilíbrio entre necessidades imediatas e futuras e o que cortar do orçamento. A disciplina pode ser uma forte rival no começo, mas com alguns ajustes você e sua família conseguirão se adaptar ao novo orçamento.
Como se preparar para o futuro sem contar com uma proteção extra para sua família? O Seguro de Vida funciona como um aliado em imprevistos e ajuda a proteger seu patrimônio e pessoas queridas.
Ele é uma ferramenta indispensável no planejamento financeiro, já que oferece uma camada a mais de segurança para emergências futuras. A contratação do seguro de vida evita perdas financeiras e garante a estabilidade do patrimônio.
Vale lembrar que, apesar de não serem desejados, acidentes, emergências e falecimento fazem parte da vida. Por isso, é indispensável contar com uma ajuda em um momento onde os ânimos podem estar à flor da pele e tomar decisões racionais pode ser mais difícil.
O seguro de vida é uma ferramenta importante na gestão de riscos, principalmente porque não há liquidez, já que não entra no inventário. Segundo a SUSEP (Superintendência de Seguros Privados), a adesão aos seguros de vida aumentou quase 30% em 2021 e 20% em 2022, com crescimento constante a partir deste momento.
Esse é um sinal de que o brasileiro já está se atentando para os benefícios de contar com um Seguro de Vida na hora de se planejar financeiramente. A Alba Seguradora está preparada para atender você e sua família em qualquer situação, de forma ágil e segura. Contrate seu seguro aqui e mude a realidade financeira de sua família.