SAC GARANTIA ESTENDIDA

0800 770 5545

SAC DEMAIS PRODUTOS

0800 725 1105

SAC GARANTIA: 0800 770 5545

SAC DEMAIS PRODUTOS: 0800 725 1105

Search

A ALBA

Notícias

21/08/2024

5 motivos para contratar um Seguro Residencial

Compartilhe:

Sair do aluguel e ter a tranquilidade de morar em uma casa própria é um alívio, não é mesmo? Afinal, segundo pesquisa realizada em 2022 pelo Instituto Datafolha e o Censo de Moradia Quinto Andar, 87% dos brasileiros têm o sonho de ter a casa própria. 

 

O próximo passo, depois de conquistar a casa própria, é aprender a proteger seu patrimônio. Segundo pesquisa realizada pelo InfoMoney, 85% dos brasileiros ainda não contam com Seguro Residencial. Como dormir tranquilo(a) a noite sem ter a garantia de proteção de seu patrimônio? 

 

O Seguro Residencial é prático, fácil de ser contratado e possui ampla cobertura, seja para casas ou para apartamentos. Quer conhecer mais sobre as vantagens deste produto? 

 

Então continue lendo este artigo!  

O que é Seguro Residencial? 

O seguro residencial é um serviço de proteção ao imóvel, seja ele para temporada ou permanente. O melhor: ele também pode ser estendido a imóveis alugados. Nesse caso, se o inquilino contratar, o seguro protege os bens dentro do imóvel, mas não a estrutura. Para que a estrutura também esteja coberta, é necessário que o proprietário do imóvel também contrate o seguro.    

 

O seguro residencial pode ser feito para diferentes tipos de moradia, como já dito anteriormente. Para cada moradia, a cobertura pode ser diferente, já que as necessidades da residência também se alteram.  

O seguro para apartamentos indeniza danos que ocorram dentro dele, como incêndios, curto-circuito e outros. Esse tipo de seguro também pode indenizar incidentes ocorridos em áreas comuns do prédio ou vizinhos, caso o problema atinja outras residências.  

Já se o seguro residencial é contratado para uma casa, a cobertura irá diferir também se o imóvel é próprio ou alugado. Nesse caso, vale sempre a regra: ler a apólice com bastante atenção antes de finalizar qualquer negócio!    

Como funciona o Seguro Residencial? 

Quer acionar o Seguro Residencial mas não sabe como funciona? O primeiro passo é entender exatamente quais são as coberturas incluídas na apólice de seu seguro. Assim, você saberá se é possível ou não acionar a indenização.  

 

Confira algumas possíveis coberturas:  

  • incêndios; 
  • queda de raios; 
  • explosões; 
  • terremotos; 
  • vendavais; 
  • destelhamentos; 
  • danos na parte elétrica; 
  • alagamentos ou enchentes; 
  • queda de aeronaves; 
  • acidentes provocados por veículos; 
  • acidentes provocados por terceiros no interior da residência; 
  • roubos e furtos de bens; 
  • vazamento de tubulações; 

  

Já serviços que não podem ser indenizados pela seguradora são: 

 

  • Desligamento de dispositivos automáticos de segurança e de controles automáticos ou por falta de manutenção; 
  • Má conservação de instalações de água e esgoto do imóvel segurado ou dos imóveis de terceiros 
  • Má conservação de telhados e estruturas; 
  • Fissão nuclear, radiação nuclear ou ionizante, resíduos nucleares, contaminação pela radioatividade, ou materiais de arma nuclear;  
  • Danos causados por atos ilícitos dolosos ou culpa grave equiparável ao dolo, praticados pelo segurado; 
  • Negligência do segurado na preservação de bens; 
  • Desgastes naturais ou pelo uso, defeito de fabricação ou má qualidade do objeto segurado; 
  • Eventos premeditados ou preexistentes à contratação do presente seguro;  
  • Local de risco utilizado para fins de atividade comercial;  
  • Incêndio e explosões em zonas rurais. 

 

Além disso, é possível também contratar assistência domiciliar, como serviços extras para serviços residenciais, como chaveiros, vidraceiros, encanadores e eletricistas.  

 

5 motivos para contratar um Seguro Residencial 

Ainda não se convenceu dos benefícios do Seguro Residencial? Confira algumas vantagens que você pode contar!  

  1. Tranquilidade

     

Geralmente, uma residência é um dos patrimônios de maior valor que possuímos. Por isso, proteger esse patrimônio oferece tranquilidade para realizarmos outros sonhos e nos despreocupados em relação a emergências ou outro tipo de imprevistos. Aderir a um seguro residencial é mais do que investir no seu planejamento financeiro, é investir também em sua saúde mental! 

  1. Praticidade

 

O Seguro Residencial é fácil e prático de ser contratado. Além disso, ao incorrer em situações em que o seguro pode ser acionado, como assistência 24 horas e serviços de bombeiro, eletricista, etc, não é preciso buscar por esses profissionais, basta acionar as assistências contratadas. 

  1. Personalização

     

Os planos de seguro residencial são personalizáveis, o que permite construir produtos feitos para seu perfil. Por exemplo, se sua casa conta com área externa, é possível contratar então a cobertura de danos ao jardim. Já se mora em um apartamento alugado, pode incluir coberturas para seus móveis e para perda e pagamento do aluguel. Isso transforma o produto em uma solução extremamente eficaz para o consumidor: com coberturas específicas para suas necessidades e sem pagar por serviços adicionais que não serão utilizados.  

  1. Custo-benefício

     

O custo do Seguro Residencial geralmente corresponde no máximo a 1% do valor do imóvel. Pensando nisso e também no valor de outros serviços acrescidos ao seguro, como manutenções e assistências residenciais, o seguro residencial desponta como uma excelente alternativa para quem quer proteger seu patrimônio sem gastar muito.  

 

A Alba Seguradora tem mais de 150 anos de experiência e está pronta para te atender com soluções customizadas de forma ágil e transparente. Quer saber mais sobre o Seguro Residencial? Procure seu corretor e veja como é fácil adquirir um seguro da Alba

GALERIA DE FOTOS

×