Contribuindo com o impacto positivo do meio ambiente e seguindo a sua política de sustentabilidade, a Alba Seguradora passa a neutralizar emissões de carbono. Em parceria com Carbon Free Brasil, ao adotar o protocolo internacional de inventário de gases de efeito estufa, a Companhia deve compensar anualmente 68 toneladas referente às suas emissões de carbono na matriz, em Salvador/BA, e na regional, em São Paulo/SP.
“Reduzir os impactos ambientais do planeta é um compromisso da Alba Seguradora. Sabemos que os desafios para essa jornada são enormes, mas é preciso agir o quanto antes, por isso já demos o pontapé inicial. A parceria com a Carbon Free Brasil é uma evolução natural da nossa Política de Sustentabilidade e, sem dúvida, foi uma escolha acertada. Estamos empenhados em contribuir com um futuro mais sustentável para todos”, destaca Rodrigo Accioly, Diretor Jurídico e de Riscos da Alba Seguradora.
Para a neutralização de carbono alcançar resultados efetivos, muitos fatores devem ser levados em consideração, como o tamanho da pegada de carbono e a estrutura organizacional da empresa. Primeiro é feito o Inventário de Gases do Efeito Estufa (GEE), um estudo que identifica mensalmente as principais fontes de emissão de carbono, para conhecer o tamanho do impacto causado no meio ambiente. Posteriormente, dados como o consumo de energia, água, transportes, resíduos e etc., fornecem as emissões a serem neutralizadas com a compensação de crédito de carbono. Ao compensar as emissões de carbono liberadas na atmosfera, a Alba Seguradora contribui para a redução do impacto ambiental e as mudanças climáticas.
Um crédito de carbono equivale a uma tonelada de carbono que foi capturada ou deixou
de ser emitida. Os recursos do crédito de carbono são destinados a financiar projetos de empresas ou ONGs que retiram carbono da atmosfera como, por exemplo, a conservação e manejo de florestas ou a substituição de combustíveis poluentes. A Carbon Free Brasil atua com projetos de geração de créditos de carbono certificados com alto padrão de qualidade.
Para a compensação, a Alba Seguradora passa a contribuir com a preservação da floresta amazônica, através do projeto de manutenção florestal Envira Amazônia, reforçando o seu compromisso em contribuir com um futuro mais sustentável.
O Envira Amazônia foi criado para a conservação da floresta e geração de créditos de carbono, através do projeto de Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação (REDD+), protegendo uma vasta área de floresta amazônica. O projeto deve reduzir a liberação de mais de 12,5 milhões de toneladas de emissões de carbono enquanto preserva o habitat para uma extraordinária quantidade de biodiversidade e beneficiando diretamente as comunidades locais e povos indígenas que vivem na região do rio Envira, localizada no estado do Acre, na Amazônia brasileira.
Essas comunidades adotam práticas sustentáveis de manejo florestal, conservação e uso da terra, evitando o desmatamento e a degradação florestal. Com certificação padrão VERRA / VCS e CCBA Gold, (The Climate, Community & Biodiversity Alliance), o projeto assume o alto compromisso com o desenvolvimento ambiental, e também das populações tradicionais que vivem e dependem da floresta.