SAC GARANTIA ESTENDIDA

0800 770 5545

SAC DEMAIS PRODUTOS

0800 725 1105

SAC GARANTIA: 0800 770 5545

SAC DEMAIS PRODUTOS: 0800 725 1105

Search

A ALBA

Notícias

17/09/2024

Alba Seguradora: rebranding, transformação digital e ESG em 154 anos de história

Compartilhe:

Com seus 154 anos, a Cia de Seguros Aliança da Bahia, hoje Alba Seguradora, foi fundada em 1870, no Segundo Reinado, quando teve a sua primeira apólice de seguro marítimo autorizada pelo imperador Dom Pedro II. A tradicional empresa atravessou as várias fases da República brasileira e guerras mundiais, sobrevivendo a inúmeras moedas e crises econômicas. A companhia faz parte da holding do Grupo Aliança da Bahia que, além da área de seguros, atua ainda nos segmentos da agropecuária, imobiliário e engenharia. Em 2023, em tempo de globalização, conectividade e inteligência artificial, a Cia de Seguros Aliança da Bahia entra em um novo ciclo como Alba Seguradora.

 

Virada de chave

A Seguradora foi líder de mercado por décadas e responsável por grandes operações . Durante essa trajetória notável, a seguradora sempre foi inovadora e garantiu grandes projetos, incluindo a complexa obra de engenharia da Hidrelétrica de Itaipu. Atualmente, a Alba Seguradora atua em 10 diferentes linhas de negócios em Seguros Gerais”, pontua Ana Marta Garcia, Gerente Executiva de Marketing, Comunicação e Experiência do Cliente da Alba.  O segredo está na sua qualidade técnica e no trabalho de fortalecimento da marca e investimento em rebranding e comunicação. Uma atuação que ganha respeito por sua trajetória e como exemplo de gestão estratégica.

Darío G. Neto / ASN Bahia

Rebranding, reposicionamento e estratégia

A mudança trouxe a necessidade de promover ações para reposicionar a companhia de seguros no mercado. A Alba investiu em marketing e comunicação. Primeiro, com a modernização da logomarca e mudança de nome, que passou de Companhia de Participações Aliança da Bahia para Alba Seguradora. O processo foi intenso e transformador em todos os aspectos da gestão. “Imagine uma startup dentro de uma empresa de 154 anos. É assim que a gente se sente”, brinca a gerente executiva.

 

Transformação digital

Dentro desse cenário, se destaca a transformação digital da empresa. A modernização dos processos incluiu a digitalização de toda a operação, que era manual. “As mudanças unem tradição, experiência e inovação tecnológica para guiar os novos rumos da trajetória da companhia”, aponta Ana Marta.

Darío G. Neto / ASN Bahia

Brasilidade

Outro ponto relevante é a simbologia da nova marca, que ganhou a cor verde. “O triângulo que é um símbolo na nossa marca representa Tradição, Inovação e Brasilidade. Além disso, a marca antiga tinha apenas a cor azul. Trouxemos o verde, para mostrar que temos muito orgulho de ser a única seguradora no país com capital 100% nacional”, assinala a gerente.

 

Presença online

A Alba Seguradora passou também a investir nas redes sociais, para construir uma comunidade digital forte. Site, Instagram, Facebook e LinkedIn ganharam atenção especial. “Adotamos estratégias de SEO para melhorar nosso ranqueamento no Google, postamos com periodicidade, conteúdos de qualidade e de interesse do nosso cliente direto, que é o corretor. Porque quanto mais a gente explica para o corretor o que nós temos, mais ferramentas ele terá para o cliente final entender o produto e adquirir”, pontua Ana Marta.

Darío G. Neto / ASN Bahia

GALERIA DE FOTOS

×